Muitas pessoas hoje "queixam-se" e criticam Deus pela Sua falta de atenção para connosco. Deus já chamou a nossa atenção na cruz...

Sexta-feira, 15 de Janeiro, 2010

Tem uma propaganda de cerveja na televisão em que o noivo promete no altar que, só vai ser fiel se ela prometer que vai ser gostosa para sempre, igual à cerveja que ele toma.  O comercial até pode ser muito engraçado mas lembra uma triste realidade nestes tempos de relacionamentos descartáveis, de namoros com menos tempo de validade do que iogurtes.

 


           Mas qual é mesmo o tempo de validade de um namoro? Conforme outra propaganda na televisão, não dura mais que um ano. Neste comercial a atriz Débora Secco está comprando um telémovel, e na promoção pode levar outro para o seu namorado e os dois falarem durante um ano com preço reduzido. A atriz, que segundo as fofocas vive trocando de namorado, espanta-se com a proposta de ficar um ano com o mesmo cara. É outro comercial engraçado mas apontando para esta tragédia da vida real.

 


            Houve tempo em que o namoro durava mais, tudo na intenção de um possível casamento. Encontros românticos na casa da moça até certo horário, diálogos na sala ou no portão da casa,  abraços e beijos limitados, sempre com planos para o futuro. Hoje este tipo de relação é motivo de piada. Namoro hoje é ficar, sempre com camisinha no bolso. Mas será que não está aí o fracasso do próprio namoro no casamento?

 


            Na verdade todos estamos sendo vítimas de uma propaganda enganosa e maldosa, que nos tenta vender a idéia de que feliz é aquele que experimenta e troca. É a filosofia do consumismo pela novidade, da experimentação, do teste-drive, do tira-gosto. É assim nos supermercados com banquinhas por todos os corredores nos oferecendo uma prova de novos produtos. É assim nos relacionamentos do namoro e do próprio casamento. É preciso experimentar, usar bem, saborear ao máximo (daí quem sabe vem o termo “gostosa”). Mas o pior é que logo surgem outras novidades, novas atracções. E daí o negócio mesmo é trocar. Será?

 


           Vinícius de Moraes no poema Soneto da Fidelidade, falando sobre o amor, diz no final a maior besteira que alguém podia expressar: "Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure". Mas que conversa é esta? O amor é eterno enquanto dura? Que bobagens são estas que estamos engolindo? Coisas como “vamos ficar juntos enquanto estiver legal, enquanto nossos sentimentos estiverem emocionando nosso relacionamento. Quando acabarem as emoções e o amor, cada um então siga o seu caminho”.

 


            Melhor mesmo é ouvir o poema do apóstolo que diz tudo aquilo que um namoro precisa ter: “O amor é paciente, é bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita, nem fica magoado... O amor nunca desanima, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno” (1 Coríntios 13.4-8)

 


         É claro que o nosso amor está muito longe de ser tudo isto. Mas a gente pode chegar lá. Caso contrário, o mesmo apóstolo não escreveria: “marido, ame a sua mulher assim como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela” (Efésios 5.25). O segredo deste amor é o próprio Cristo.
Dia dos namorados, apesar da propaganda, pode ser mais que um dia, um mês, um ano, ou enquanto durar. Dia dos namorados pode ser todos os dias “até que a morte separe”.

 


    (Dedico este artigo ao casal Arthur e Erna Zschornack que completou neste 10 de junho sessenta anos de casamento)


Pastor Marcos Schmidt
publicado por Amadeu M. às 21:18

mais sobre mim
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14

17
18
19
20
21

24
25
26
28



últ. comentários
Eu creio em Jesus Cristo, o filho de Deus.
Se existe pré-destinação não sei, a única coisa qu...
Olá Amadeu. Gostei imenso do post, precisamos pedi...
Gostei imenso.Um abraço
Olá AmadeuHaja paciência para lidar com esta gente...
Já contava com esta saída... Mas não me revejo nos...
Exacto.Se fosse inteligente não teria lá ido e mui...
NÃO PEDI PARA IR AOS MEUS BLOGS, FOI PORQUE ES UM ...
Olha aqui meu camarada:Respondi-te a esta treta es...
arquivos
pesquisar
 

blogs SAPO


Universidade de Aveiro